O que é um CV Europass e como criá-lo?
O CV Europass foi criado na sequência de um fórum europeu organizado em 1998 focado na transparência das qualificações dos candidatos a emprego. Reconhecido internacionalmente e particularmente na Europa, o CV Europass pode, assim, ser utilizado em Portugal! O CV Europass torna possível harmonizar a apresentação das informações do candidato. Todos os CV’s Europass beneficiam, portanto, da mesma disposição, formato e estrutura, facilitando a comparação de perfis. Disponível em 27 línguas, destina-se particularmente aos candidatos a emprego que desejam candidatar-se a um emprego na Europa, mas não sabem como apresentar o seu CV. Com um CV Europass, obtém uma forma de segurança, sabendo que o seu CV é apresentado da forma correta.
Modelo do CV Europass
Gostaria de começar a criar o seu CV Europass? Não se preocupe, criámos um modelo Europass para si, que pode descarregar e utilizar. Tudo o que tem de fazer é preencher os campos editáveis. Encontrará abaixo o link para descarregar o CV.
Descarregar - Modelo CV Europass
Como é que o CV Europass se encontra estruturado?
Uma comparação rápida permitir-lhe-á ver que um CV Europass não é muito diferente de um CV tradicional. Por exemplo, um CV Europass é composto, tradionalmente, pelas seguintes partes:
- Informações pessoais;
- Posição pretendida;
- Experiência profissional;
- Formação;
- Competências pessoais.
Vantagens e desvantagens do CV Europass
Dependendo do local onde pretende trabalhar, o CV Europass tem diferentes vantagens e desvantagens. É importante estar ciente das mesmas para que possa tomar uma decisão informada sobre se este tipo de CV é ou não adequado a si!
As principais vantagens do Europass CV são:
- Reconhecido internacionalmente. Em termos concretos, isto significa que a estrutura, formato e layout do seu CV serão imediatamente compreendidos pelos recrutadores e empresas. Graças à sua apresentação única e fluída, permite aos recrutadores concentrarem-se apenas na substância, o conteúdo do seu CV.
- Apresentação breve, factual e eficaz das suas competências, qualificações e aptidões;
- Perfeitamente adequado para pessoas que desejam candidatar-se a empregos na Europa.
As principais desvantagens do CV Europass são:
- Impossível de se destacar através de uma apresentação original do CV;
- Não adequado para todos os campos e setores;
- Apresenta apenas um modelo padrão;
- Pode transmitir a impressão de ser impessoal;
- Falta de flexibilidade. É difícil alterar a ordem cronológica.
Existem alternativas à sua disposição!
Como terá compreendido, o CV Europass não brilha pela originalidade da sua apresentação. Quer destacar-se e mostrar a sua criatividade? Dependendo do trabalho que procura, a originalidade desempenha um papel importante e deve mostrar os seus talentos criativos através do seu CV. Como se pode fazer isto? Infelizmente, isto não é possível com um CV Europass. Mas pode utilizar os modelos alternativos de CV que criámos para si, tais como:
- O CV moderno;
- O CV inglês.
O passaporte Europass
A maioria das pessoas conhece o Europass através do CV Europass. No entanto, o Europass é muito mais do que um simples CV. O Europass é composto por vários documentos que constituem o que se chama o "passaporte Europass". Para além do CV, o passaporte é constituído pelos seguintes documentos:
- Passaporte de Línguas Europass;
- Europass-Mobilidade;
- Suplemento ao Diploma;
- Suplemento ao Certificado.
Passaporte de Línguas Europass
Com o Passaporte de Línguas Europass pode indicar o seu nível linguístico com base em normas internacionais. Além disso, pode incluir quaisquer certificados e diplomas que tenha obtido na língua em questão. O conhecimento de cada língua deve ser indicado de acordo com a classificação europeia conhecida como Quadro Europeu Comum de Referência (ou QECR).
Europass-Mobilidade
No documento Europass-Mobilidade, pode detalhar os conhecimentos, competências, experiência profissional, experiência de estágio e atividades voluntárias e/ou académicas que adquiriu ou realizou no estrangeiro. O Europass-Mobilidade encontra-se disponível para todas as pessoas, independentemente da sua idade ou educação. É importante que insira corretamente a organização, empresa e/ou escola no documento.
Suplemento ao Diploma
Este é um documento no qual descreve os conhecimentos e competências que adquiriu durante os seus estudos no ensino superior. Com o Suplemento ao Diploma, ajuda os recrutadores internacionais a compreender mais facilmente os diplomas e certificados que obteve. O Suplemento ao Diploma é emitido pelas instituições uma vez que se tenha concluído o ensino superior. O Suplemento ao Diploma é apresentado da seguinte forma:
Suplemento ao Certificado
O Suplemento ao Certificado é semelhante ao Suplemento ao Diploma. Ajuda os recrutadores a compreender os seus diplomas e certificados. A única diferença entre estes dois documentos baseia-se no facto de o Suplemento ao Certificado ser especificamente concebido para o ensino profissional. Pode requerer o certificado depois de ter obtido o seu diploma.