Como Escrever um Currículo Vitae Bancário: Exemplos e dicas

A chave para conseguir o emprego dos seus sonhos no competitivo setor financeiro começa com um CV excecional. Cada vaga de candidaturas e entrevistas traz consigo uma mistura de esperança e incerteza, uma montanha-russa de emoções que o pode deixar simultaneamente entusiasmado e exausto.

Quer esteja à procura de uma promoção, seja um recém-licenciado ou esteja a explorar um novo percurso profissional, um CV eficaz é a chave para abrir portas de oportunidades. Neste guia, explicamos-lhe como escrever um CV bancário que esteja conforme os seus objetivos de carreira. Além disso, fornecemos dicas para garantir que é compatível com os sistemas de acompanhamento de candidatos (ATS).

Com a nossa ajuda, pode aprender a transformar o seu CV numa ferramenta poderosa que capte as suas capacidades e seja do agrado dos recrutadores ou do gestor de contratação. Os nossos conselhos especializados sobre a escolha do modelo de CV correto garantem que a sua candidatura se destaca, chamando a atenção dos gestores de contratação e assegurando a tão desejada entrevista. Através de exemplos de declarações pessoais e dicas práticas, estamos aqui para o apoiar na sua jornada para o sucesso.

Do entusiasmo e confiança à paciência e resiliência, navegar no mercado de trabalho requer uma mistura de emoções e estratégias. Continue a ler para conhecer os fundamentos da escrita de um CV moderno.

Exemplo de um currículo do setor bancário

Exemplo de CV – Bancario

Descarregue este exemplo de CV do setor bancário em PDF - O Bernardo é um gestor bancário com mais de 5 anos de experiência. O CV do Bernardo apresenta claramente as competências transversais através do perfil pessoal e as competências técnicas através de uma secção de competências curta, mas eficaz. Ele demonstra a sua adequação e a sua experiência profissional de uma forma fluida e fácil de analisar. A listagem das competências técnicas no final do CV é uma excelente forma de sublinhar o seu valor como candidato. O modelo Harvard transmite as competências e a experiência do Oliver de forma clara e concisa.

Crie o seu curriculum vitae

O que incluir num currículo bancário?

Os gestores de contratação para funções no setor bancário esperam ver determinados conteúdos no seu CV. Comece pelas secções essenciais, como o perfil pessoal, os dados de contacto, o seu e-mail, a experiência profissional, as habilitações, as competências e as certificações.

Aumente o seu impacto incluindo secções adicionais como realizações profissionais, referências brilhantes ou hobbies e interesses.

Para manter a coerência em todas as suas candidaturas e poupar tempo na criação de candidaturas específicas para cada emprego, recomendamos que inicie o processo de redação do CV com um CV principal. Este documento contém todas as suas competências pessoais e pessoais relevantes, bem como a sua experiência profissional e formação académica.

secções cv

Como escrever um bom currículo bancário em 5 passos

1. Aumente o interesse com um perfil pessoal cativante

À semelhança de outras funções de contacto com o cliente, como caixa ou rececionista, um modelo de CV para o setor bancário deve mostrar as suas qualidades individuais e os atributos pessoais que trazem valor à função. A inclusão de um perfil pessoal convincente é crucial para captar a atenção do gestor de contratação e é uma excelente oportunidade para mostrar as competências transversais indispensáveis no mundo bancário, como a comunicação, a empatia e a fiabilidade.

secções cv

Exemplo de um perfil pessoal de um private baker 

Private banker com mais de 10 anos de experiência e excelente capacidade de relacionamento interpessoal e de comunicação, envolvendo ativamente os clientes através de uma escuta atenta e de perguntas pertinentes. Proficiente na articulação de conceitos financeiros complexos de uma forma simples e compreensível. Possui um profundo conhecimento do setor e demonstra empatia por indivíduos em diversas situações financeiras.

Exemplo de um perfil pessoal do representante do serviço de apoio ao cliente do banco

Com cinco anos de experiência em ambientes diversificados, atendendo a indivíduos de todos os setores da vida. Apaixonada por fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. Empática, paciente, reativa e atenta para garantir que cada cliente se sente valorizado e ouvido ao longo do seu percurso. Empenhada em prestar um serviço excecional que tenha um impacto duradouro na satisfação do cliente.

Consulte o exemplo de CV de apoio ao cliente para obter mais dicas.

Exemplo de um perfil pessoal de banqueiro de empresas

Banqueiro de empresas com sete anos de experiência e orientado para os resultados. Capacidade de iniciativa e competências interpessoais excecionais. Diligentemente orientado para os pormenores, com um elevado nível de inteligência emocional. Possui competências práticas de comunicação, fomentando fortes relações com os clientes e fornecendo soluções financeiras precisas.

DICA: Utilize o perfil pessoal para mostrar a sua pesquisa sobre os valores da empresa e os requisitos específicos do emprego.

Exemplo de um perfil pessoal num currículo de estágio bancário

Estagiário autodidata, com capacidade de aprendizagem, possui uma abordagem analítica e orientada para os pormenores. Há dois anos a ganhar experiência valiosa num ambiente empresarial. Excelentes capacidades de comunicação com um interesse de longa data no setor bancário. Elevada inteligência emocional e uma perspetiva empática e orientada para o cliente.

Para obter mais algumas dicas se estiver a candidatar-se a um estágio, consulte o nosso exemplo de CV de estágio.

Exemplo de perfil pessoal de um currículo sem ensino superior

Recém-formado no ensino secundário, desejoso de embarcar numa viagem gratificante no setor bancário. Capacidade de atenção aos pormenores e uma abordagem proativa, empenhado em apresentar resultados excecionais, excelente comunicação e capacidades interpessoais para estabelecer uma ligação eficaz com os outros. Entusiasta do setor bancário com vontade de aprender e crescer nesta área dinâmica.

Para obter mais inspiração, consulte o nosso artigo sobre como fazer um currículum vitae para o primeiro emprego.

2. Incluir competências essenciais relacionadas com o setor bancário

Quer esteja a criar um CV para um estágio no setor bancário ou já seja um profissional experiente, a listagem das suas competências num CV é uma oportunidade para mostrar aos gestores de contratação que tem os conhecimentos certos para a função.

Seja claro e eficaz ao incluir as competências transversais no seu perfil pessoal e, em seguida, crie uma secção de competências separada para destacar as competências técnicas e outras específicas relevantes.

Esta é a sua oportunidade de mostrar que possui as principais competências que os empregadores procuram para a função. O formato de CV adequado para o setor bancário combina conhecimentos específicos do setor, uma riqueza de competências adquiridas com uma abordagem amigável, empática e comunicativa.

Veja profissões semelhantes, como a contabilidadeadvocacia, para se inspirar na forma como estas listam as competências num CV.

secções cv

Competências essenciais para um currículo bancário

  • Excelente comunicação: Transmitir a informação de forma clara, ouvir ativamente.
  • Escuta atenta: Compreensão focalizada e abrangente da informação falada.
  • Orientado para o cliente: Dar prioridade à satisfação e às necessidades do cliente.
  • Empático: Compreensão sensível e partilha dos sentimentos dos outros.
  • Organização e definição de prioridades: Organizar tarefas de forma eficiente, gerir o tempo.
  • Orientado para o serviço: Empenhado na prestação de um excelente serviço ao cliente.

Competências transversais:

  • Simplificar conceitos financeiros complexos
  • Liderança
  • Resolução de problemas
  • Julgamento ético
  • Gestão do stress

Competências técnicas:

  • Conhecimentos de economia e contabilidade
  • Investimentos
  • Tecnologias e serviços digitais nos balcões
  • Introdução de dados
  • Vendas e negociação

Crie o seu curriculum vitae

3. Utilize as nossas dicas sobre como escrever uma experiência profissional

Cause impacto nesta secção do seu CV, separando as tarefas diárias das principais realizações e adaptando cada uma delas aos requisitos do emprego. Organize as informações num parágrafo curto que explique as responsabilidades, seguido de dois ou três pontos que descrevam as principais realizações. Os responsáveis pela contratação pretendem obter informações relevantes o mais rápida e facilmente possível.

Se está a entrar na profissão após uma mudança de carreira ou se está a transitar de um setor relacionado, como a banca de investimento, este é o momento de sublinhar as suas competências transferíveis.

secções cv

Exemplos de experiência profissional

Gerente de agência | BPI, Águeda, Portugal | 2021 - presente

  • Supervisiona o bom funcionamento da agência, orientando clientes e funcionários para o sucesso da agência. Com uma compreensão abrangente das várias operações da agência e a capacidade de fornecer orientação especializada aos funcionários e clientes do banco, garantindo operações diárias perfeitas.
  • Aumentou com sucesso a base de clientes na área local em 10% no primeiro ano na função.

Representante de Atendimento ao Cliente | Crédito Agrícola, Lisboa, Portugal | 2018 - 2021

Prestou um serviço excecional aos clientes, tratando das questões dos clientes, processando transações e garantindo operações diárias eficientes nas filiais. As responsabilidades incluíam gerir um alto volume de interações com o cliente, aderindo a protocolos rígidos e diretrizes de segurança.

  • Resolveu com sucesso uma média de 150 consultas de clientes por semana, mantendo um alto nível de satisfação do cliente e recebendo feedback positivo em 90% das interações.
  • Superou consistentemente os objetivos da agência durante três anos consecutivos, contribuindo para o sucesso global da equipa e para o reconhecimento dentro do banco.

Estagiário bancário | ActivoBank, Porto, Portugal | 2024 - presente

Tem contribuído para vários aspetos das operações da agência, ganhando experiência prática no atendimento ao cliente, gestão de contas e transações financeiras. Ajudou o pessoal sénior a orientar os clientes através de processos bancários, resolvendo questões e promovendo produtos e serviços bancários. Participou ativamente em reuniões de equipa e sessões de formação para melhorar o conhecimento dos procedimentos bancários e das normas de conformidade.

  • Contribuiu para o desenvolvimento de uma campanha promocional, resultando num aumento de 10% na adoção de produtos.
  • Desempenhou um papel fundamental na organização e execução de eventos promocionais para atrair novos clientes, contribuindo num aumento de 20% da afluência à agência.

Não tem ensino superior? 

Se concluiu recentemente o ensino secundário e tem pouca ou nenhuma experiência profissional, não se preocupe. Pode sempre encontrar experiência relevante para vagas profissionais em funções anteriores que tenha desempenhado. No exemplo abaixo, mostramos como obter experiência de trabalho em supermercados com uma função de atendimento ao cliente no sector bancário.

Assistente de vendas | Zara, Leiria, Portugal | 2017 - 2018

Usou as habilidades analíticas e de pensamento crítico para atender às necessidades dos clientes. Comunicou eficazmente com os clientes, garantindo uma experiência de compra positiva no piso de vendas. Trabalhou num ambiente de ritmo acelerado e manteve a calma sob pressão para lidar com transações financeiras com precisão e atenção aos detalhes.

  • Processou uma média de 200 transações por semana, demonstrando precisão e eficiência no tratamento de trocas monetárias.
  • Concluí com êxito três cursos de formação em serviço ao cliente, melhorando a minha experiência e abordagem centrada no cliente.

Explore o nosso blogue para obter mais dicas sobre como destacar a sua experiência de trabalho no seu CV.

4. Incluir uma secção sobre educação no seu CV de bancário

Não há como contornar que a sua secção de habilitações literárias vai ser muito semelhante à dos candidatos seguintes. Para incluir efetivamente a formação no seu CV, enumere as qualificações por ordem cronológica inversa. Comece pelas realizações mais recentes e avance para trás. Esta secção deve incluir o nome da qualificação, a instituição onde estudou e as datas de estudo.

Para as pessoas com experiência profissional limitada, como estudantes ou licenciados, pode ser dada maior ênfase às realizações educativas, incluindo trabalhos de curso ou projetos relevantes que demonstrem competências transferíveis.

Secção de educação num CV

  • Nome da qualificação
  • Nome da universidade/escola
  • Data de conclusão ou data prevista
  • Realizações relevantes

Exemplos de formação:

  • Análise financeira e tomada de decisões com Xero e Tableau Microcredential, FutureLearn, Online, 2022
  • (CertRDB) Certificado em Banca Digital e de Retalho, Instituto Bancário e Financeiro de Lisboa, Portugal, 2021
  • Mestrado em Gestão de Empresas (MBA), Universidade Católica do Porto, Porto, Portugal, 2016-2017
  • Licenciatura em Administração de Empresas, Universidade do Minho, Portugal, 2013-2016

Exemplos de estágios: Uma excelente forma de progredir neste setor é procurar e candidatar-se a um estágio no setor bancário. Os bancos oferecem uma série de estágios para vários cargos, tais como:

  • Controlador ou cobrador de crédito
  • Consultor de clientes de serviços financeiros
  • Administrador de operações de investimento
  • Consultor hipotecário
  • Responsável pela Conformidade ou Risco e
  • Consultor financeiro

5. Equilibrar o seu currículo com cursos e certificados adicionais

Destacar cursos e certificados relevantes liga a sua candidatura a técnicas bancárias específicas ou a áreas de aconselhamento financeiro. Esta secção é uma oportunidade para mostrar o seu desenvolvimento profissional e o seu empenho em atingir padrões elevados. Alguns cursos profissionais a ter em conta incluem:

  • Sigilo Bancário
  • Contabilidade Geral
  • Risco Operacional e Tecnológico na Banca
  • Formação Avançada em Compliance

Formate os seus cursos e certificados por ordem cronológica inversa, incluindo o nome do certificado, a entidade emissora e a data.

[Título], [Organização/Emissor], [Data]

Certificado em Banca de Retalho e Digital, IFB, Portugal, 2021

Para saber como outros setores competitivos incluem certificados ou prémios no CV, consulte o nosso artigo sobre contabilistas.

Pontos principais

Vamos recapitular os cinco pontos principais para preparar um excelente CV para o setor bancário.

  • Comece com um CV principal: Este documento abrangente deve conter todo o seu historial profissional, competências, formação e certificados até à data. Utilize-o como ponto de partida para candidaturas posteriores.
  • Prepare um perfil pessoal com impacto: Comece com uma frase forte, seja conciso e destaque os seus pontos de venda únicos.
  • Mostre as suas competências relevantes: Integre as competências transversais nas secções do seu perfil pessoal e da sua experiência profissional e crie uma rubrica separada para as competências técnicas.
  • Organize a sua experiência profissional: Organize a sua experiência profissional por ordem cronológica inversa, dando ênfase às realizações e contribuições quantificáveis.
  • Destaque as competências técnicas e transversais: Destaque os conhecimentos específicos relacionados com o setor e uma abordagem orientada para o cliente.

Próximos passos?

Elimine quaisquer imperfeições utilizando o nosso criador de CV intuitivo com mais de 20 modelos de CV e designs profissionais à sua escolha. Se não quiser deixar nada ao acaso, contacte o nosso serviço profissional de elaboração de CV.

FAQ

Qual é o formato típico de um CV de bancário em Portugal?

Um formato típico de um currículo no setor bancário em Portugal inclui as seguintes secções:

  • Informações pessoais
  • Perfil pessoal
  • Experiência profissional (em ordem cronológica inversa)
  • Educação e qualificações
  • Competências (competências transversais e específicas relevantes para o setor)
  • Certificações e cursos adicionais
  • Referências (facultativo)

Qual deve ser o tamanho de um CV do setor bancário?

O objetivo é ter, no máximo, duas páginas, concentrando-se nas experiências e realizações relevantes. Evite parágrafos longos e utilize bullet points para que o CV seja facilmente digitalizável pelos recrutadores. Saiba mais sobre o tamanho ideal do CV para o emprego a que se está a candidatar.

Qual é o salário médio de um bancário em Portugal?

O salário médio de bancário em Portugal é de 20,000€ anuais ou 10,26€ por hora. As posições de nível inicial começam nos 15,000€ anuais, enquanto que os trabalhadores mais experientes podem chegar a ganhar 28,845€ anuais.

Como elaborar um CV para um banco de investimento?

Num CV para a banca de investimento, é importante realçar a sua perspicácia financeira, capacidade de análise e atenção aos pormenores. Realce quaisquer estágios, cursos ou certificações relevantes relacionados com finanças e investimento. Mostre a sua capacidade de trabalhar sob pressão, excelentes habilidades de comunicação e alguma experiência com modelagem financeira ou análise de dados.

O que é uma declaração pessoal bancária num CV?

A declaração pessoal num CV é um parágrafo conciso que o apresenta como candidato. Apresenta os seus principais atributos e objetivos de carreira no setor financeiro. Adapte a declaração pessoal conforme a função específica a que se está a candidatar. Realce a sua paixão pelas finanças, pelo serviço ao cliente e pela capacidade de resolução de problemas.

Crie o seu curriculum vitae

Artigos relacionados

Mais de 112.872 utilizadores já criaram o seu CV

Com o CV maker, pode criar de forma rápida e fácil um CV profissional e distinto, em 15 minutos.

Crie o seu CV

Irá ter 65% mais probabilidade de obter emprego