Como Escrever um Curriculum Vitae para Estágio (exemplos e dicas de especialistas)
É preciso ter experiência para conseguir um emprego, mas não se pode ter experiência sem um emprego. A isto chama-se o paradoxo da experiência, no qual se encontram muitos estudantes, licenciados ou pessoas que mudam de carreira. Poderá perguntar-se se um estágio vale a pena, especialmente se não for remunerado. Na verdade, os estágios oferecem experiências de aprendizagem valiosas que podem ajudá-lo a garantir o seu primeiro emprego a tempo inteiro.
Neste guia passo a passo, abordamos:
- Secções essenciais de um curriculum vitae para estágio
- Exemplos e conselhos sobre como elaborar um curriculum vitae para estágio
- Conselhos sobre como redigir um curriculum vitae para estágio sem experiência.
A chave para redigir um bom CV é criar um conteúdo personalizado que corresponda à descrição do emprego e compreender os seus objetivos de carreira. Tem de ser digitalizável e fácil de ler tanto pelos recrutadores como pelo software automatizado conhecido como Applicant Tracking System (ATS).
Exemplo de um curriculum vitae para estágio
Descarregue este exemplo de curriculum vitae para estágio em PDF - A Margarida Pinto é uma jovem recém-licenciada que procura iniciar uma carreira através de um estágio. Com o modelo de CV de Cambridge, ela mostra a sua experiência através da educação e de empregos paralelos, chamando a atenção para as suas competências técnicas e linguísticas.
Se precisar de mais inspiração, consulte os nossos temas de CV para o ajudar a começar.
O que incluir num curriculum vitae para estágio?
Um CV bem redigido deve incluir informações fundamentais, independentemente da experiência ou das qualificações. Segue-se uma lista com as principais secções a incluir no seu CV para um estágio. Depois de preencher o seu CV com as informações e secções essenciais, considere adicionar secções opcionais. Note-se que a estética de um CV pode variar consoante a sua escolha de carreira e a sua personalidade, mas não deve ser o foco principal do seu CV.
Secções obrigatórias no seu curriculum vitae:
- Dados pessoais: Incluir o seu e-mail e o número de contacto.
- Perfil pessoal: Resumo da sua experiência e qualificações.
- Experiência profissional: Utilize pontos e verbos de ação.
- Competências: Demonstre a sua aptidão para a função.
- Formação académica: Enumere as suas qualificações relevantes mais recentes.
Um estágio não é diferente de um CV normal; no entanto, tem de pensar na forma de apresentar as informações-chave de uma forma que melhor se alinhe com os seus objetivos de carreira. Escrever um CV para um estágio ou para um licenciado pode ser assustador, especialmente se não tiver experiência profissional. É por isso que é crucial ter um CV bem elaborado, conciso e personalizado.
DICA: Antes de começar a escrever, recomendamos que conheça a cultura da empresa e a personalidade da marca para saber com que tipo de organização está a comunicar. Desta forma, terá uma ideia mais clara das informações a incluir no seu CV e, eventualmente, ajudá-lo-á a conseguir uma entrevista de emprego.
Como elaborar um perfil pessoal para um curriculum vitae para estágio
Um perfil pessoal, um resumo do perfil ou sobre mim, é uma breve declaração no início do seu CV que descreve a sua situação atual, a sua experiência relevante e as suas ambições profissionais. Consulte os exemplos abaixo ou leia mais no nosso blogue de carreiras sobre como redigir um perfil pessoal.
Dicas para o perfil pessoal:
- Adapte-o ao emprego
- Mostre os seus pontos de venda únicos
- Inclua palavras-chave
- Seja claro e conciso
Exemplo de um perfil pessoal de um jovem que abandona o ensino secundário
Exemplo de um perfil pessoal de CV de estágio em banca de investimento
Exemplo de um perfil pessoal de CV de estágio de verão
Exemplo de um perfil pessoal de CV de estágio em comunicação social
Exemplo de um perfil pessoal de estudante de psicologia empresarial
Exemplo de um perfil pessoal de estudante de Direito
Exemplo de um perfil pessoal num CV de mudança de carreira
Para mais exemplos e dicas de especialistas, consulte os nossos artigos sobre os seguintes temas:
- Curriculum vitae para estágio de direito;
- Como escrever um curriculum vitae académico;
- Como elaborar um CV quando se quer mudar de carreira;
- Demonstre os seus conhecimentos linguísticos no seu CV.
Como incluir competências num curriculum vitae para estágio
As competências variam de pessoa para pessoa, mas, de modo geral, podem ser divididas em três categorias: competências técnicas, competências transversais e competências transferíveis. Estas competências realçam os seus pontos fortes e mostram porque é que está qualificado para o trabalho. Ao adicionar competências a um CV para um estágio, certifique-se de que são relevantes para o emprego pretendido. Caso contrário, deixe-as de fora do seu CV ou integre-as noutras secções do CV, como a experiência profissional ou o perfil pessoal. Se quiser saber mais, consulte o artigo sobre como adicionar competências ao seu curriculum vitae.
DICA: Evite inventar ou incluir competências que não domina. Isso pode ser testado durante a entrevista.
Exemplos de competências técnicas
Também conhecidas como competências profissionais, as competências técnicas são capacidades fáceis de quantificar. Podem ser obtidas através de experiência prática, formação académica ou cursos.
- Análise de dados
- Design UI/UX
- Edição de vídeo
- Programação
- Escrita técnica
Exemplos de competências transversais
Também conhecidas como competências pessoais, as competências transversais são capacidades naturais aperfeiçoadas no dia a dia. Elas definem a sua relação com as outras pessoas.
- Orientado para os resultados
- Meticuloso
- Motivado
- Atencioso
- Flexível
Exemplos de competências transferíveis
Para os candidatos em início de carreira ou em mudança de carreira, será vantajoso utilizar as competências transferíveis.
- Organização
- Gestão de equipas
- Liderança
- Gestão do tempo
- Resolução de problemas
DICA: Pesquise os tipos de funções que lhe interessam ou a empresa para a qual deseja trabalhar e crie uma lista com os principais requisitos e palavras-chave para incorporar no seu CV.
Como incluir a experiência profissional num curriculum vitae para estágio
O objetivo desta secção é enumerar os empregos anteriores ou a experiência profissional para incluir as tarefas diárias e as realizações. Se está à procura de um estágio, pode não ter experiência profissional relevante ou, possivelmente, não ter experiência. Se for esse o caso, mude o foco do seu CV para as secções de educação, competências ou experiência adicional. Para saber mais, consulte o nosso artigo sobre como destacar a sua experiência de trabalho no seu CV e como fazer um curriculum vitae sem experiência.
- Enumere os deveres e as realizações
- Comece as frases com verbos de ação
- Seja breve e conciso
- Utilize números para apoiar as suas afirmações
Dicas adicionais a considerar para o trabalho de estágio:
- Incluir cargos ou experiências profissionais relevantes para o novo emprego pretendido.
- Utilize competências transferíveis para melhorar o seu CV.
- Reescreva as suas funções anteriores e realizações para o seu CV específico para garantir que está a utilizar as palavras-chave certas.
Exemplos de experiência de trabalho para um estágio:
Estagiário em Marketing | Red Bull, Lisboa, Portugal | 2023-2024
Ajudou no desenvolvimento e execução de campanhas de marketing, assegurando que todas as iniciativas estavam alinhadas com os objetivos da marca. Analisou as tendências do mercado e o comportamento dos consumidores para informar as decisões estratégicas e otimizar os esforços de marketing. Coordenou eventos e campanhas promocionais, gerindo a logística e as relações com os fornecedores. Colaborou com a equipa de design para criar conteúdos visuais atraentes para várias plataformas de redes sociais.
- Ajudou o chefe de marketing numa campanha que aumentou as vendas em 15% no primeiro mês, excedendo significativamente os objetivos iniciais.
- Aumentou o envolvimento nas redes sociais em 20% através de conteúdos direcionados e da utilização estratégica de hashtags populares.
- Geriu com êxito a logística de um evento para o lançamento de um produto, atraindo mais de 500 participantes e gerando uma ampla cobertura mediática.
Para mais exemplos e dicas de especialistas, consulte os nossos exemplos sobre como escrever o CV de marketing perfeito.
Estagiário em desenvolvimento de software | Google, Porto, Portugal | 2022-2023
Participou no desenvolvimento de novas funcionalidades de software, trabalhando em estreita colaboração com programadores seniores para aprender as melhores práticas. Conduziu revisões de código e sessões de depuração para garantir a qualidade e a funcionalidade do software. Participou em reuniões diárias e no planeamento de sprints para cumprir as metas do projeto e os objetivos da equipa. Apresentou os resultados do projeto à administração sénior, mostrando o progresso e o impacto das caraterísticas desenvolvidas.
- Implementou algoritmos que melhoram a eficiência do processo em 20%, melhorando o desempenho geral do sistema.
- Reduziu os erros do sistema em 15% através de uma depuração eficaz e de procedimentos de teste exaustivos.
- Entregou um projeto final com desenvolvimentos impactantes, recebendo feedback positivo de engenheiros seniores pela inovação e funcionalidade.
Como enumerar a experiência adicional para um curriculum vitae para estágio
Esta secção é frequentemente utilizada por pessoas com muita experiência profissional, mas por vezes está desatualizada. No entanto, é relevante. Uma forma de o fazer é acrescentar o título e a empresa, sem mencionar as datas. Desta forma, pode desenvolver mais o assunto numa entrevista.
Por exemplo, se for um estudante com várias experiências de voluntariado, utilize estrategicamente esta secção para incluir essa ou outras experiências de trabalho de curta duração. Outra forma de o fazer é criar um CV baseado em projetos, no qual enumera os projetos relevantes em que esteve envolvido e as suas principais realizações. Isto inclui, mas não se limita a, trabalhos paralelos, freelancing, tutoria, sociedades de estudantes ou voluntariado. Para saber mais sobre como redigir um CV se tiver pouca ou nenhuma experiência profissional, leia o nosso artigo sobre como criar um CV baseado em competências.
Exemplo de como adicionar experiência adicional para um estágio:
Estagiário de finanças | Barclays, Braga, Portugal | 2022-2023
Ajudou na preparação de relatórios e declarações financeiras, assegurando a exatidão e a conformidade com as normas do setor. Conduziu pesquisas e análises de mercado para apoiar estratégias de investimento e processos de tomada de decisão. Participou em sessões de planeamento orçamental, fornecendo informações e recomendações com base em dados financeiros. Colaborou com analistas seniores para monitorizar e avaliar o desempenho de carteiras financeiras.
- Contribuiu para um projeto que identificou oportunidades de redução de custos, resultando numa redução de 10% nas despesas operacionais.
- Melhorou a exatidão dos relatórios financeiros através da implementação de um novo processo de verificação de dados, reduzindo os erros em 15%.
- Apresentou um relatório abrangente de análise de mercado à direção, que informou sobre as principais decisões de investimento.
Como elaborar um curriculum vitae para estágio sobre a formação académica
Para os candidatos que não têm experiência profissional, a formação é a secção seguinte que pode ser utilizada para fazer sobressair o seu CV. Normalmente, esta secção deve ser breve e direta. No entanto, se tiver pouca ou nenhuma experiência, pode sempre desenvolver cursos académicos relevantes, realizações, projetos ou núcleos de estudantes. Aconselhamos que coloque a formação académica antes da experiência profissional caso não tenha experiência profissional suficiente.
Sugestões sobre o que incluir na secção “Educação”:
- Diploma universitário: Mencione o seu diploma juntamente com o título do programa universitário e inclua a data de conclusão ou a data prevista de conclusão.
- Descrição do diploma: Considere esta descrição como uma descrição do trabalho num contexto educativo. Utilize as suas competências transferíveis ou outras realizações para alinhar o seu CV com os seus objetivos profissionais e a sua personalidade.
- Cursos relevantes: Enumere, por tópicos, os cursos universitários relevantes para o cargo.
- Certificados ou formação profissional: Se concluiu cursos online acreditados por uma universidade ou por uma instituição conhecida, indique-os nesta secção. Em alternativa, considere a possibilidade de criar uma secção separada para cursos e certificados, se estes acrescentarem valor ao seu CV.
- Ensino secundário ou profissional: Utilizar esta secção será uma boa adição se não tiver um curso superior ou se não tiver experiência. Indique apenas as disciplinas relevantes e as notas finais, se aplicável.
Como redigir um curriculum vitae para um estágio sem experiência
Se está à procura de um estágio, mas não tem experiência direta, não deixe que isso o desencoraje de dar o primeiro passo e criar o seu CV do zero.
- Mude o foco do seu CV para a experiência adicional e mostre as competências relevantes, a educação, o voluntariado ou outras atividades.
- Destaque o seu entusiasmo pelo setor.
- Incorpore competências transferíveis que possa ter adquirido em cargos anteriores ou atividades paralelas que possam ser relevantes para o seu próximo estágio ou emprego a tempo inteiro.
- Com um pouco de esforço e concentração, pode criar um CV forte que chame a atenção do recrutador.
Por exemplo, se estiver interessado em marketing, pode ser uma boa ideia incluir as seguintes competências: criação de conteúdos, gestão de redes sociais ou análise de dados. Ao destacá-las, pode demonstrar a sua capacidade de se destacar na área de interesse.
Exemplo de falta de experiência num estágio:
Estagiário de Recursos Humanos | Deloitte, Lisboa, Portugal | 2021-2022
Ajudou na seleção de currículos e na coordenação de entrevistas, assegurando um processo de recrutamento eficiente e sem problemas. Apoiou o processo de integração de novas contratações, fornecendo as informações e os recursos necessários. Conduziu pesquisas sobre estratégias de envolvimento dos funcionários, compilando dados e apresentando recomendações. Organizou eventos e sessões de formação em toda a empresa, coordenando horários e materiais.
- Desenvolveu um sistema de feedback que aumentou a participação em 30%, conduzindo a uma visão mais prática para a equipa de RH.
- Melhorou a retenção de novos contratados em 10% através de um processo de integração melhorado que respondia melhor às necessidades dos funcionários.
- Organizou sessões de formação que aumentaram os índices de satisfação dos trabalhadores em 15%, contribuindo para um ambiente de trabalho mais positivo.
Principais conclusões
Um estágio é valioso para qualquer pessoa que esteja a iniciar a sua carreira, mas o que é ainda mais importante é garantir que o seu CV está organizado da forma correta. Com as nossas dicas e exemplos de especialistas sobre as secções a incluir, pode ter a certeza de que começará a conseguir mais entrevistas.
Dicas finais dicas para conseguir um estágio:
- Seja claro e conciso ao redigir o seu CV ou carta de apresentação.
- Utilize uma linguagem profissional sem pronomes pessoais (“eu”, “nós”).
- Expanda a sua rede de contactos e utilize os contactos existentes.
- Procure obter feedback de pessoas experientes.
- Concentre-se em empregos que requerem pouca experiência ou estágios para iniciar a sua carreira.
- Utilize secções do CV e palavras-chave relevantes.
- Reveja o seu CV regularmente.
- Evite informações desatualizadas.
- Não minta sobre as suas competências, formação académica ou experiência.
Vamos recapitular
Adapte o seu CV: Investigue a empresa e crie um CV separado para cada emprego a que se candidata.
Destaque as competências transferíveis: Enumere as competências adquiridas em empregos paralelos ou estágios (por exemplo, trabalho em equipa, análise de dados).
Candidatar-se com uma carta de apresentação: Complemente o seu CV com uma carta de apresentação para mostrar as suas competências e experiência.
Próximos passos?
Oferecemos uma gama diversificada de modelos profissionais concebidos para simplificar a sua procura de emprego. A nossa plataforma de carreiras inclui um localizador de empregos e ferramentas de candidatura integrados, bem como um Serviço de Construção de CV. Se precisar de mais inspiração, explore a nossa coleção diversificada de Temas de CV. Visite o CVMaker para obter mais recursos valiosos e conselhos de carreira especializados para melhorar o sucesso da sua candidatura.
FAQ
Como iniciar a sua carreira através de um estágio?
Os estágios ajudam-no a adquirir experiência prática e ensinam-lhe competências valiosas sobre como desempenhar um determinado trabalho.
- Adquira competências técnicas e transversais para realizar um trabalho específico.
- Utilize o seu perfil pessoal para mostrar a sua motivação para aprender e a sua paixão por esta área.
- Demonstre fortes qualidades, como uma forte ética de trabalho, vontade de aprender e uma paixão por esta área.
- Conheça profissionais do setor e candidatos experientes que podem rever os seus documentos de carreira.
- Atualize regularmente o seu CV e a sua carta de apresentação para aumentar as suas hipóteses de ser notado.
Por último, a realização de um estágio permite-lhe conhecer novas pessoas e familiarizar-se com a organização e o ambiente de trabalho.
Onde é que se pode candidatar a um estágio?
Considere a possibilidade de participar em feiras de emprego e de estabelecer contactos com potenciais empregadores, ou considere plataformas de carreiras como o IEFP, Indeed, LinkedIn, Sapo Empregos ou Net Empregos. Recomendamos que consulte o website da empresa para comparar o mesmo anúncio de emprego em diferentes plataformas.
Como escolher o melhor modelo de curriculum vitae para um estágio?
A escolha do modelo de CV difere de pessoa para pessoa. Independentemente da experiência e do tipo de emprego em que está interessado, lembre-se de que o layout do seu CV deve estar alinhado com os seus objetivos de carreira. A forma mais comum de o fazer é utilizar um CV cronológico, em que começa por enumerar as experiências mais recentes por ordem cronológica inversa. Outra forma de o fazer é escrever um CV baseado em competências, mais adequado para candidatos que não têm experiência relevante e são novos no setor.
Quanto é que os estagiários recebem em Portugal?
Os estágios em Portugal são muitas vezes feitos através de parceria entre o IEFP e a empresa, sendo que existem tabelas de pagamento. Os estagiários sem curso superior recebem 662€ enquanto que os estagiários com doutoramento recebem 1273€. Além deste valor, os estagiários também têm direito a refeição ou subsídio de alimentação e seguro de acidentes de trabalho.
Como elaborar um curriculum vitae para um estágio de investigação?
Ao contrário dos estágios profissionais, os estágios de investigação centram-se nas suas realizações académicas, como o seu diploma, publicações e cursos, e não na experiência profissional ou nas competências empresariais. Para redigir um CV para um estágio de investigação, dê ênfase à experiência e às qualificações relevantes e incorpore-as no seu CV académico.
Qual é a diferença entre estágios académicos e profissionais?
O estágio académico, remunerado ou não, é uma experiência de trabalho prática que estabelece uma ponte entre a aprendizagem na sala de aula e a experiência de trabalho na vida real. Normalmente, está integrado no seu currículo académico, quer se trate de uma disciplina obrigatória ou optativa. Por outro lado, um estágio profissional é realizado de forma autónoma pelos estudantes, quer para apoiar os seus estudos, quer para obter experiência de trabalho prática.
Para mais dicas leia o nosso artigo sobre como escrever um curriculum vitae académico.
Quais são as vantagens de fazer um estágio?
As vantagens de fazer um estágio durante os seus estudos universitários ou de frequentar um programa de estágios é que estes podem ser de grande valor acrescentado. Como recém-licenciado, está pronto para absorver conhecimentos e tem a motivação que pode faltar a muitos profissionais experientes. Um estágio é uma oportunidade para crescer e uma oportunidade para se preparar para o sucesso e também perceber qual o rumo que quer seguir na sua carreira.
Deve ter apenas um CV ou vários adaptados a cada emprego a que se candidata?
Ao contrário de um CV genérico, um CV específico para cada emprego torna o seu CV mais organizado e conciso. Embora possa candidatar-se diretamente a um emprego que requer pouca ou nenhuma experiência, os contratos de estágio são muito mais curtos e podem dar-lhe uma visão valiosa das tarefas e responsabilidades diárias do emprego. Isto ajuda-o a determinar se o emprego é o mais adequado para si. Extraia informações relevantes do seu CV principal para criar um CV específico para um emprego que se alinhe com funções como a banca ou a informática. Desta forma, garante que o seu CV é adaptado a um emprego específico.